top of page

Sobre nós


 

 

Sobre  o que é o projeto?

 

O Projeto Esperança constituído em 01 de  junho de 2006, com sede  no município de Aracaju, do estado de Sergipe. Através da execução de programas de prevenção do risco social e de proteção sócio-educativa e similares, potencializando o fortalecimento dos vínculos familiares  e comunitários à criança e adolescente, sem distinção de raça, cor, sexo, religião ou qualquer outra forma de  discriminação.

 

Os programas mencionados antes consistem em atividades escolares, aulas de informática, aulas, workshops de lazer, esportes (capoeira e futebol) e da música (teclado e violão). Todos os dias, uma parte do programa está agendada e há sessões pela manhã e pela tarde. O projeto também proporciona às crianças um lanche uma vez por dia, este poderia ser um bolo com chocolate ao leite, algo que eles não possuem em casa. Apoiamos também as crianças de família social vulneráveis, a fim de melhorar a qualidade de vida.

 

Como o projeto funciona?

 

Projeto Esperança é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que opera pela caridade, sem fins lucrativos e por tempo indeterminado. O projeto é executado por grupos voluntários e também se beneficia de suas parcerias, incluindo outras ONGs, igrejas e organizações que são especializados em saúde, teatro, esportes e bem-estar social.

 

Sua metodologia de funcionamento está pautada no pressuposto do ser humano como um ser complexo, multifacetado, cujas dimensões biológicas, psicológicas, social e espiritual necessitam de atenção para se tornar um todo integrado. Sendo assim, todas as atividades desenvolvidas procuram caracterizar-se pela presença, pelo diálogo, pela educação solidária, pelo discernimento e pela criatividade.

 

Qual é a missão do projeto?

 

Seu público alvo são crianças e adolescentes de 6 a 18 anos e seus respectivos familiares que estejam em situação de risco/vulnerabilidade social, tendo seu acesso garantido por procura espontânea, busca ativa, encaminhamento da rede socioassistencial, e encaminhamento das demais políticas públicas de modo a assegurar o direito dos mesmos. Hoje em dia existem 90 crianças e 120 famílias cadastradas no projeto.

 

 

Seu princípio fundamental é contribuir de forma efetiva para a elevação da auto-estima e profissionalização dos usuários, tendo em vista a melhoria do rendimento escolar e a maximização de expectativas futuras através das atividades desenvolvidas. A Instituição busca ser uma das etapas fundamentais para otimização de processos transformadores e condutores da inclusão sócio familiar, propiciando melhores condições psicossociais e materiais para os participantes do projeto.

 

 

Em suma, o projeto está aqui para aumentar a auto-estima e qualidade de vida , contribuindo para a redução da exclusão social , bem como vislumbrar a possibilidade de uma recuperação na construção da cidadania e da autonomia dos participantes do projeto, contribuindo assim para o resgate de sua dignidade , oferecendo um ambiente estimulante de valores humanos e cívicos e também um ambiente acolhedor para o desenvolvimento  potencial.

bottom of page